Política

Vereadores de Natal batem-boca após Aroldo Alves chamar Bonavides de “bonitinha”

Fala de Aroldo aconteceu durante um discurso em que ele repudiava a possível volta do seguro Dpvat. A postura irritou a vereadora Brisa Bracchi (PT), que classificou a fala do colega como misógina.

Uma controvérsia marcou a sessão plenária da Câmara Municipal de Natal nesta quarta-feira (17), quando os ânimos se exaltaram entre dois vereadores. O episódio teve início após o vereador Aroldo Alves (União Brasil) se referir à deputada federal Natália Bonavides (PT) utilizando termos como “bonitinha” e “cheirosinha” durante um debate sobre a volta do seguro Dpvat.

Durante seu discurso, Alves expressou descontentamento com a aprovação do projeto que restabelece o seguro, aprovado na Câmara dos Deputados no último dia 9 de abril.

Sabe quem votou em favor desse imposto, presidente? A bonitinha, a cheirosinha, a galeguinha“, comentou o vereador, referindo-se a Bonavides, o que imediatamente provocou a reação de Brisa Bracchi (PT), também vereadora, que estava presente.

Brisa, visivelmente irritada com a abordagem de Alves, criticou duramente seu colega por suas palavras, classificando-as como misóginas. “Eu já disse que, enquanto eu estiver no plenário, o vereador não falará da deputada Natália Bonavides chamando através de palavras misóginas“, afirmou ela após pedir a palavra.

Em resposta, Alves tentou se justificar, afirmando que não se referia diretamente à Bonavides, mas Brisa rebateu, acusando-o de misoginia: “Citou de forma indireta e de forma misógina. Vossa Excelência é misógino. Não consegue respeitar as mulheres. Por que os homens deputados você falou ‘deputado’ e quando é a deputada, fala que é cheirosinha e bonitinha?”.

A discussão escalou quando Alves, em sua defesa, comentou: “Eu vou dizer que ela é feia, preta? Não é. E eu estou errado? Ela usa perfume francês“.

Brisa encerrou a discussão com uma declaração firme: “Todas as vezes em que o vereador fizer questão de se direcionar à deputada federal por palavras misóginas, colocando a sua aparência em xeque como forma de chamá-las, eu seguirei fazendo questão de ordem. Falou do presidente Lula, de políticos homens do PT, mas nunca atacou dessa forma. Ataca dessa forma quando é uma mulher”.


Descubra mais sobre N10 Notícias

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo