Brasil

Feriado: impactos positivos e negativos na economia do Brasil

No Brasil existem cerca de nove feriados nacionais no calendário de 2023. Dois deles caem no domingo, dois na segunda-feira, um na quarta-feira, três na quinta-feira e um na sexta-feira. O país apresenta um número médio de feriados em comparação com outros países. Na maioria dos países no mundo há entre 9 e 12 feriados.

O número mais significativo de feriados está na China e na Argentina. O menor número de festas nacionais há na Suíça, embora isso seja compensado por muitos feriados regionais. Esses países que possuem muitos feriados, muitas vezes têm menos dias de férias em troca.

Em 2020 o varejo nacional perdeu cerca de R$ 11,8 bilhões por conta dos feriados e suas possíveis pontes ou “emendas”, de acordo com os dados da Fecomércio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). Entre os lojistas mais afetados estão os que vendem produtos como artigos de papelaria, combustíveis, joias e relógios.

Porém, para o setor como um todo os efeitos dos feriados são considerados discretos pela própria Fecomércio-SP. “Esses R$ 11,8 bilhões podem parecer um enorme dano ao varejo. Contudo, o valor representa 0,6% de tudo o que o setor fatura em um ano (ou aproximadamente dois dias de comércio completamente fechado)”, afirmou na época a entidade em nota à imprensa. “Além disso, com a economia mostrando sinais de recuperação, a tendência é de haver mais vendas em 2020. Para a Federação, a discussão de perdas em razão dos feriados vai ficando para trás.”

Turismo fatura com feriados

Enquanto alguns setores tentam minimizar perdas, as empresas de turismo são as grandes beneficiadas por um ano como o que foi 2020. Um estudo da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens) mostra que anos com maior número de feriados prolongados (como foram 2017 e 2018, por exemplo) fazem as vendas aumentarem entre 8% e 14%.

O calendário favoreceu especialmente o turismo regional, já que as pessoas tendem a aproveitar as emendas para fazer viagens curtas a destinos próximos de suas cidades. Além disso, a demanda de toda a indústria do turismo se dilui mais ao longo do ano, não se restringindo às grandes temporadas de férias.

É uma combinação de fatores muito boa para o turismo: a economia se recuperando e um ano com grande número de feriados prolongados. O setor é o primeiro que sente efeitos quando o país entra crise e as pessoas cortam as viagens, mas também é um bom termômetro para mostrar que a economia está voltando aos trilhos”, avaliou Manoel Linhares, presidente da Abih (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis).

Confira quais são os feriados nacionais e regionais

Os feriados nacionais no Brasil são a Confraternização Universal (ou Ano Novo), o Domingo de Páscoa, Tiradentes, o Dia do Trabalho (ou Dia do Trabalhador), a Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados, a Proclamação da República e Natal. Os pontos facultativos mais importantes são Segunda e Terça de Carnaval, Sexta-Feira Santa (ou Sexta-Feira da Paixão) e Corpus Christi (ou Corpo de Cristo).

Os dias acima com data fixa são:

  • Confraternização Universal
  • São José
  • Tiradentes
  • Dia de São Jorge
  • Dia do Trabalho
  • Dia dos Namorados
  • São João
  • Nossa Senhora da Assunção
  • Independência do Brasil
  • Nossa Senhora Aparecida
  • Finados
  • Proclamação da República
  • Dia da Consciência Negra
  • Nossa Senhora da Conceição
  • Natal

Os dias seguintes são feriados móveis que dependem da Páscoa:

  • Segunda de Carnaval
  • Terça de Carnaval
  • Quarta-feira de Cinzas
  • Sexta-Feira Santa
  • Páscoa
  • Corpus Christi

Confira os Impactos no país

Em 2012, segundo o calendário de feriados nacionais e pontos facultativos publicado no Diário Oficial da União no fim de 2011 o brasileiro foi impactado ao todo com 16 datas para descanso, dois dias a mais do que no ano anterior. Para a indústria essa realidade é negativa, de acordo com o estudo realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) em 2011, o Brasil perderia R$ 135,8 bilhões, ou 3,8% do PIB, com as paralisações nos nove feriados nacionais e 30 estaduais que caíram em dias úteis no ano anterior.

As informações da nota técnica mostrou que o valor diário estimado para as perdas por dia parado, em 2010, foi de R$ 13,8 bilhões. Já em 2011 com a correção e o crescimento previsto do PIB, esse valor aumentaria para R$ 14,8 bilhões. Em média, no Brasil perde-se um PIB a cada 23 anos por conta das folgas.

Os dias de folga impactam diretamente na economia brasileira e de acordo com o cálculo realizado em 2012 pelo economista Gabriel Leal de Barros, da FGV o peso dos feriados nacionais em dias úteis foram de 3,1% no PIB de 2013 o equivalente a R$ 166 bilhões. Em 2012, o custo dos feriados foi ainda maior. De acordo com a projeção, feita com base nas previsões do PIB brasileiro do Banco Mundial, os dias livres consumiram R$ 173 bilhões -4% do PIB. Segundo Leal, o menor peso em 2013 se deve ao fato de mais feriados ocorrerem em finais de semana quatro, ante dois de 2012.

Turismo e Transporte

Em abril e maio deste ano a Rede Infraero projetou receber cerca de 662,5 mil passageiros em voos comerciais regulares em seus 21 aeroportos, devido ao feriado prolongado do Dia do Trabalhador. A estimativa foi de que este feriado fosse um dos mais movimentados com 157,9 mil passageiros e 1.196 voos.

De acordo com o economista Aurélio Trancoso, essa projeção é uma indicação de que setores como turismo e transporte estão entre os que mais se beneficiam com os feriados prolongados. “Cidades turísticas também se favorecem com esse feriado prolongado. Tem pacotes que são feitos para cidades turísticas, então o setor de transporte, que seria a área de aviação, também ganha com isso. Então, a economia não para”, pontua.

Em 2023, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), os feriados prolongados e pontos facultativos devem injetar R$ 74,3 bilhões no Turismo brasileiro. As entidades ligadas ao comércio apontam queda nas vendas por conta dos feriados. Pelas contas da CNC, cada feriado reduz a rentabilidade anual média do setor comercial como um todo em 1,29%. Cada feriado em dias comerciais gera um prejuízo de R$ 2,46 bilhões ao varejo.

Segundo Trancoso, nos feriados que acontecem em dias de semana e nos prolongados, o que ocorre é o deslocamento de consumo para determinados setores ou nichos da economia. “O varejo realmente é afetado, mas não necessariamente como um todo. Como você tem os shoppings abertos normalmente, as lojas de shoppings funcionam. Então, parte do varejo tem alguns problemas que você acaba perdendo venda. E quando é prolongado, você tem o sábado, domingo e segunda-feira, você está perdendo um dia normalmente. Em contrapartida, tem a área turística que ganha muito com isso. Os bares, restaurantes, a parte de alimentos e bebidas são muito procurados nesse momento. Você perde de um lado, mas ganha de outro”, esclarece.


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