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Correios alertam para golpe com link falso de encomenda

Criminosos enviam mensagens para tentar obter vantagens financeiras de possíveis vítimas. Entenda como funciona.

Um novo tipo de fraude tem chamado a atenção das autoridades e dos consumidores: o golpe que utiliza o nome dos Correios. Criminosos estão utilizando o nome da empresa para aplicar golpes através de um falso link de encomenda, com o objetivo de extorquir dinheiro das vítimas.

Esse tipo de golpe tem se tornado cada vez mais sofisticado, fazendo uso de mensagens enviadas por SMS e WhatsApp que aparentam ser autênticas.

Como funciona o golpe do Falso Link de Encomenda

A fraude começa com o envio de uma mensagem, via SMS ou WhatsApp, informando ao consumidor que um pacote está retido na alfândega. Os golpistas usam o nome dos Correios para dar credibilidade à mensagem e fornecem um número de rastreamento falso. Eles afirmam que a compra foi barrada pela fiscalização alfandegária ou que o pacote foi taxado, necessitando de um pagamento para ser liberado.

Correios alertam para golpe com link falso de encomenda
Eles afirmam que há pacotes barrados na alfândega e que o consumidor deve pagar uma taxa para liberar as compras – Imagem: Reprodução

Em seguida, a mensagem inclui um link falso que leva a uma suposta “central de atendimentos”, que na verdade é uma página fraudulenta. No site falso, os golpistas exigem que o consumidor pague um valor via Pix para liberar o produto. Este tipo de abordagem cria um senso de urgência, fazendo com que muitos consumidores se sintam compelidos a realizar o pagamento imediatamente.

Pronunciamento dos Correios

Os Correios têm alertado os consumidores para que fiquem atentos a esse tipo de mensagem e evitem clicar em links que direcionam para páginas fraudulentas. Para verificar o status de encomendas, é aconselhável utilizar apenas o aplicativo oficial dos Correios.

A empresa reforça que não entra em contato com clientes pelo WhatsApp. Em caso de dúvidas sobre a autenticidade de uma mensagem atribuída aos Correios, os consumidores devem entrar em contato diretamente com a Central de Atendimento pelos números 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-725-7282 (demais localidades). Também está disponível o canal Fale Conosco no site oficial dos Correios.

Como se proteger do golpe dos Correios

Para evitar cair nesse tipo de golpe, os consumidores devem seguir algumas orientações importantes dos Correios:

Verifique o e-mail e o nome do remetente: Os Correios enviam e-mails apenas do domínio @correios.com.br. É crucial verificar o endereço de e-mail do remetente para garantir sua autenticidade.

Tenha cautela com links: Nunca clique em links no corpo de um e-mail suspeito. Se estiver aguardando uma encomenda, entre diretamente no site oficial dos Correios para conferir o rastreamento do produto.

Desconfie de mensagens urgentes: Mensagens que solicitam informações confidenciais ou pedem ações imediatas, como clicar num link, devem ser vistas com desconfiança.

Utilize os canais oficiais: Caso desconfie da veracidade de uma mensagem, não clique nos links enviados. Em vez disso, procure os canais oficiais de atendimento da empresa.

Esse tipo de golpe é uma ameaça constante, e a melhor forma de se proteger é estar sempre informado e vigilante. Se você suspeitar que recebeu uma mensagem fraudulenta, denuncie aos Correios e compartilhe a informação para que mais pessoas não caiam nessa armadilha.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

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