Brasil

Supermercado da Grande Natal é flagrado com “gato” de energia

Nesta quinta-feira (08), um supermercado localizado no bairro de Bela Parnamirim, na Grande Natal, foi flagrado usando uma instalação irregular de energia elétrica. A fraude de energia, popularmente conhecida como “gato” de energia foi flagrada pelas equipes da Neoenergia Cosern, como parte da “Operação Varredura“, que conta com o apoio da Polícia Militar.

A fraude identificada no supermercado de Parnamirim consistia em um desvio subterrâneo pelo qual a energia era desviada para o supermercado sem passar pelo medidor da distribuidora. O responsável pelo estabelecimento foi levado pela PM para a Central de Flagrantes, em Natal.

Durante o ano de 2023, a Neoenergia Cosern detectou e desativou 5.711 casos de fraudes em todo o estado. A quantidade de energia desviada e recuperada pela “Operação Varredura” seria suficiente para abastecer os municípios de Parnamirim e Caicó juntos por um período de 30 dias. No ano anterior, seis indivíduos foram detidos no Rio Grande do Norte por envolvimento em crimes similares.

Uso de “gato” de energia é crime previsto em lei

O “gato” de energia, como é conhecida essa prática, constitui um delito conforme o artigo 155 do Código Penal, podendo acarretar em até quatro anos de reclusão para os responsáveis por tais irregularidades. Se incluso fraude, furto ou adulteração de medidor, a pena pode chegar a oito anos de reclusão.

Além de elevar os riscos de acidentes, o uso de "gato" de energia é crime previsto em lei. (Foto: Divulgação/Neoenergia Cosern)
Além de elevar os riscos de acidentes, o uso de “gato” de energia é crime previsto em lei. (Foto: Divulgação/Neoenergia Cosern)

Além disso, o uso de “gato” de energia é um perigo tanto para quem realiza o desvio quanto para quem está nas proximidades. As ligações clandestinas também podem causar interrupções no fornecimento de energia na região, danificar os eletrodomésticos dos vizinhos e elevar o risco de incêndios.

“É muito importante que os potiguares saibam que todos nós pagamos pelo prejuízo causado por esse tipo de crime”, iniciou Júlio Giraldi, superintendente de Relacionamento com Clientes da Neoenergia Cosern. “Todos os anos, no momento de calcular o valor do reajuste tarifário, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) inclui no cálculo um percentual relativo à essas perdas”, complementa.

Como agir caso identifique um “gato” de energia?

Caso o cidadão identifique uma instalação suspeita, que acredite se tratar de um “gato” de energia, a Neoenergia Cosern mantém um número específico para denúncias. No 116, é possível ligar e relatar a denúncia tendo seu anonimato resguardado.

Agindo desta forma é possível ajudar a coibir a prática, que prejudica não apenas a companhia, mas toda a coletividade. A Aneel estima que no Brasil, todos os anos cerca de 15% da energia usada é roubada, impactando diretamente o bolso da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo