Brasil

Ruas interditadas e trânsito modificado: STTU define operação Carnaval 2024

À medida que Natal se prepara para sediar o Carnaval de 2024, a expectativa cresce tanto entre os residentes quanto entre os visitantes. Este ano, a festa promete ser a maior e mais animada dos últimos tempos, com uma operação de trânsito especial em vigor para garantir que a diversão dos foliões ocorra de forma segura e organizada.

Por isso, a prefeitura de Natal, através da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), anunciou um esquema robusto para minimizar os impactos no trânsito e manter a ordem nas ruas, enquanto a cidade se transforma em um grande palco de festividades.

A capital do Rio Grande do Norte verá sete polos de folia espalhados por pontos estratégicos, incluindo Ponta Negra, Petrópolis, Rocas, Centro Histórico, Nazaré, Redinha, além dos circuitos Ribeira e praias. A organização do evento já deu início às interdições necessárias para a montagem dos palcos e estruturas, sinalizando o começo das festividades.

No coração de Petrópolis, a Rua Trairi já está interditada, criando um corredor de alegria entre a Avenida Prudente de Morais e a Avenida Floriano Peixoto. No Centro Histórico, a Praça dos Três Poderes transforma-se num espaço de celebração, enquanto a Praça dos Gringos, em Ponta Negra está fechada, e a Rua Hidrógrafo Vital (ao lado da rodoviária e o Superfácil Atacado), no bairro Nazaré, também entra no clima carnavalesco e estará bloqueada.

Na zona norte, o Polo Buiu na Redinha tem uma interdição parcial na Rua do Caju durante a passagem de blocos, e na Praça do Cruzeiro, a via está totalmente bloqueada. No circuito das praias, a Avenida Presidente Café Filho ficará interditada para a passagem do tradicional pranchão.

Para assegurar que a festa ocorra sem imprevistos, a STTU desdobrou-se em preparativos intensivos, destacando 120 agentes de mobilidade diariamente que, com o suporte de 7 viaturas, 30 motocicletas, um caminhão guincho, e um caminhão com sistema de elevador tipo sky, estarão atentos aos principais pontos de bloqueio e prontos para qualquer necessidade. O plano inclui não apenas a gestão do tráfego mas também a conscientização sobre o respeito às leis de trânsito e o combate ao assédio sexual, com a presença de arteeducadores nos polos carnavalescos.

A STTU faz um apelo aos condutores para que respeitem a sinalização e as instruções dos agentes, mantenham a velocidade adequada e, crucialmente, não dirijam após o consumo de álcool. Esta medida visa não apenas manter a ordem, mas também garantir a segurança de todos os participantes, consolidando o Carnaval de Natal como uma festa de alegria e responsabilidade.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo