Cultura do café ganha força em Natal com lançamento do Espresso Hub

Um dos objetivos da iniciativa é criar um ambiente propício para a troca de experiências, networking e desenvolvimento de negócios.

Em uma ação conjunta para fortalecer o ecossistema da cafeicultura no Rio Grande do Norte, o Sebrae-RN e a SEAHUB anunciaram o lançamento do Espresso Hub, uma comunidade inovadora voltada para profissionais e entusiastas do café. O evento de inauguração acontece nesta segunda-feira (26), e promete unir produtores, baristas, donos de cafeterias e apreciadores da bebida em um ambiente de networking, troca de conhecimentos e desenvolvimento de negócios.

Segundo Elton Alves, Gestor da Cafeicultura do Sebrae-RN, “o objetivo principal da [nossa] iniciativa é criar um espaço colaborativo e educacional onde todos os atores do ecossistema do café possam aprender e crescer juntos”. Ele ressalta que a proposta é promover a cultura do café em todas as suas formas, incentivando o crescimento desse segmento no estado através da geração de negócios.

A comunidade, batizada como Espresso Hub, propõe encontros mensais com temas escolhidos pelos próprios membros. Essas reuniões trarão especialistas convidados para discutir desde as melhores práticas de cultivo e modelos de negócios até as tendências mais recentes em métodos de preparo e consumo de café. Comunidade é sobre propósito compartilhado e colaboração, destaca José Dantas, Líder de Comunidades e Parcerias do SEAHUB. Ele acredita que o Espresso Hub é um marco importante na missão de apoiar empreendedores e impactar positivamente o ecossistema.

Além dos encontros regulares, a comunidade planeja eventos específicos para explorar temas como novas tecnologias, sustentabilidade e inovação no setor cafeeiro. Essas atividades visam não apenas fortalecer o mercado local, mas também criar novas oportunidades de negócios, contribuindo para o crescimento do setor no estado.

De acordo com Elton Alves, “o Espresso Hub é uma iniciativa que reflete o compromisso do Sebrae e de seus parceiros em desenvolver todos os elos da cadeia produtiva do café no Rio Grande do Norte”. Ele reforça que a iniciativa aproveita o cenário favorável e o potencial do Nordeste para a produção de cafés de alta qualidade. Queremos criar um espaço onde ideias fluam, parcerias sejam formadas e todos possam se beneficiar de um mercado em expansão, acrescenta Alves.

Olimpíadas do café: Novo evento nacional

Durante o evento de lançamento, será apresentada a Olimpíada do Café, uma competição inédita no Brasil, idealizada pelo cafeólogo Edgard Bressani. Inspirada em campeonatos mundiais, a Olimpíada do Café será destinada a baristas e profissionais do setor, com o objetivo de elevar o conhecimento técnico e profissional dos competidores.

A competição será dividida em duas fases: a primeira incluirá uma prova de conhecimentos gerais sobre café, seguida por uma prova de preparo de café filtrado e uma avaliação sensorial. Na segunda fase, os competidores mostrarão suas habilidades como baristas em três categorias: espresso, bebidas à base de leite e drinques sem álcool.

A Olimpíada do Café tem como missão celebrar a cultura do café, promover a excelência no preparo e degustação, e destacar novos talentos no cenário nacional. As inscrições para o evento de lançamento do Espresso Hub são gratuitas.

Serviço:

  • Data: 26 de agosto (segunda-feira)
  • Hora: 19h
  • Local: Salão de eventos da agência Sebrae Natal, Av. Lima e Silva, 76 – Lagoa Nova, Natal – RN
  • Inscrições: Clique aqui para se inscrever

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.