Brasil

RN atinge 70% do total de chuvas esperadas para abril em apenas 15 dias

"Estamos no segundo mês da quadra chuvosa e a previsão é de continuidade das chuvas até o final do mês", revela Gilmar Bristot - chefe da unidade de Meteorologia da Emparn.

O Rio Grande do Norte experimentou um volume significativo de chuvas nos primeiros 15 dias de abril de 2024, alcançando 70% da média esperada para o mês, que é de 146,8mm. Segundo informações do Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), até a última segunda-feira (15/4), foram registrados 99,5mm de precipitação. As áreas do Agreste Potiguar e Central Potiguar foram as mais afetadas, com registros de 78,8% e 70,2% do esperado, respectivamente.

Diversos fatores estão contribuindo para este cenário pluvial intensificado. A atuação da Zona de Convergência Intertropical, combinada com o aumento de cerca de 2°C nas temperaturas superficiais do Atlântico e a topografia local, rica em serras e formações rochosas, facilita a acumulação de massas de ar que resultam em precipitações.

Gilmar Bristot, chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, comenta: “Estamos no segundo mês da quadra chuvosa e a previsão é de continuidade das chuvas até o final do mês, ficando dentro ou um pouco acima da média esperada”.

Previsão do clima para a semana em Natal

Para esta semana, a previsão aponta para um clima mais quente e úmido, especialmente em Natal, onde as temperaturas oscilam entre 25ºC ao amanhecer e 28ºC à noite, com umidade relativa do ar em torno de 80% e ventos fracos.

Previsões diárias detalhadas para a terceira semana de abril

  • Terça-feira (16/04): Céu parcialmente nublado com chuvas em todo o estado.
  • Quarta-feira (17/04): Continuação de céu parcialmente nublado com chuvas por todo o estado.
  • Quinta-feira (18/04): Céu parcialmente nublado com chuvas em todo o estado.
  • Sexta-feira (19/04): Céu parcialmente nublado com chuvas em todo o estado.
  • Sábado (20/04): Céu parcialmente nublado com chuvas no Litoral, Agreste, Vale do Açu, Região de Mossoró e no Alto Oeste, com céu parcialmente nublado no Seridó.
  • Domingo (21/04): Céu parcialmente nublado com chuvas no Litoral, Vale do Açu, Região de Mossoró e Alto Oeste. No Agreste e Seridó, o céu permanecerá parcialmente nublado.

Estas previsões estão sujeitas a alterações diárias com base nas condições meteorológicas que continuam a evoluir.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo