Política

Feriado de Corpus Christi; Entenda detalhes

Em algumas cidades no Brasil é celebrado com procissões pelas ruas, o costume é de enfeitar as ruas com "tapetes" feitos de serragem colorida e outros materiais

Nesta quinta-feira (8) de junho é celebrado o feriado de Corpus Christi. Sem se tratar de um feriado nacional, a data é um ponto facultativo.

Assim na maioria das cidades os empregadores não precisam liberar seus funcionários, caso não queiram. Fica a critério da empresa se vai ou não liberar seus colaboradores neste dia.

Procissão Corpus Christi (Créditos:Foto/Reprodução)

Essa regra não se aplica nas cidades Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Maceió (AL) e Vitória (ES).

Já que foi aprovada a lei que faz com que Corpus Christi seja um feriado municipal. Contribuindo para as pessoas que se acostumam a programar viagens e passeios nesse período.

Esta quinta-feira, por outro lado no Distrito Federal será dia de ponto facultativo. E ficar dias em casa, no caso de “emendar” a sexta-feira (9) para aproveitar e descansar. Também fica a critério de cada estabelecimento ou empresa.

Entenda o que quer dizer Corpus Christi

Corpus Christi tem seu significado da origem latim, corpo de cristo. Comemorada pela igreja católica 60 dias após o domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade.

Segundo a tradição dos católicos, essa quinta-feira é destinada ao dia no qual Jesus Cristo instituiu o sacramento da eucaristia. A data celebra a “presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho“.

De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), É uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Cristo. O pão consumido representa o corpo de Cristo e o vinho ingerido o sangue de Cristo.

Celebrado desde 1264

Através de uma bula papal em 8 de setembro de 1264 o Papa Urbano 4° instaurou a festa chamada de “Transiturus“. Ás pessoas que fossem a missa nesta data teriam indulgências atreladas ao seu nome.

O papa medieval, escolheu o teólogo e filósofo italiano São Tomás de Aquino (1255-1274) de fazer um rito (‘ofício’) para que se fosse comemorada a data na época. De acordo com alguns biógrafos.

Poucos anos após instaurar a festa, Urbano falece. Com isso a adoção da celebração foi perdendo força, voltando a ter destaque apenas décadas depois. Assim que a data foi reafirmada em 1311 pelo Concílio de Vienne.

Pontuada como a forma mais tradicional e comum de se comemorar. Uma procissão em alusão á caminhada do “povo de Deus” que busca a terra prometida.

Em algumas cidades no Brasil é celebrado com procissões pelas ruas, o costume é de enfeitar as ruas com “tapetes” feitos de serragem colorida e outros materiais. Em Portugal o dia é também chamado de Corpo de Deus, celebrado por procissões nas ruas.


Descubra mais sobre N10 Notícias

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo