EducaçãoRio Grande do Norte
Tendência

Professores da Ufersa decidem aderir à greve

Outras instituições no Rio Grande do Norte, como a UFRN e o IFRN, já estão em greve há mais de 50 dias.

Em assembleia realizada na tarde desta terça-feira (4), os professores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) decidiram aderir à greve geral. A decisão foi confirmada pela Associação dos Docentes da universidade (Adufersa).

A votação, que contou com a participação de docentes dos quatro campi da universidade, teve um resultado de 195 votos a favor da greve, 94 contra e sete abstenções.

Além da Ufersa, outras instituições no Rio Grande do Norte, como a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), estão em greve há mais de 50 dias. A greve na Ufersa está programada para começar na próxima segunda-feira (10), e um Comando Local de Greve será formado para organizar as ações de mobilização no estado.

Reivindicações dos professores em greve

Reajuste Salarial

  • Rejeição do reajuste de 0% em 2024.
  • Proposta de reajuste de 3,69% em agosto de 2024 (baseado no índice acumulado do IPCA por 12 meses, até abril de 2024), 9% em janeiro de 2025 e 5,16% em maio de 2026.
  • Aplicação de reajuste linear, sem alterações nos “steps”.

Orçamento

  • Recomposição orçamentária para as Instituições Federais de Ensino (IFEs) de no mínimo R$ 2,5 bilhões em 2024.
  • Retorno aos valores de 2016, ajustados pela inflação.

Aposentadoria

  • Garantia de paridade entre servidores ativos e aposentados.
  • Reposicionamento dos aposentados na posição correspondente ao teto da carreira no momento da aposentadoria.

Carreira

  • Instituição da Mesa Permanente para Assuntos de Carreira.

A Adufersa destacou a importância dessas reivindicações para a valorização e manutenção da qualidade do ensino nas instituições federais. “Estamos lutando não apenas por melhorias salariais, mas também por condições dignas de trabalho e pela qualidade da educação pública“, afirmou um dos representantes da associação.

Com a decisão pela greve, os professores da Ufersa se unem a um movimento nacional que busca chamar a atenção do governo para as demandas do setor de educação. A greve, que deve paralisar atividades acadêmicas e administrativas, visa pressionar por respostas e negociações efetivas em relação às reivindicações apresentadas.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.