Política

Chuvas intensas levam Natal a decretar ‘Estado de Emergência’

Natal enfrenta uma situação crítica após registrar um volume de chuvas excepcionalmente alto nas últimas 24 horas. Com 241 milímetros de precipitação, um valor quase doze vezes maior que o previsto para todo o mês, a cidade se vê em uma situação desafiadora.

Em resposta a essa crise climática, a prefeitura de Natal tomou a decisão de decretar Estado de Emergência. Esta medida foi anunciada após uma reunião emergencial do gabinete de crise, liderada pela secretária municipal de Planejamento, Joanna Guerra. O decreto será publicado em edição extra do Diário Oficial do Município até o final do dia.

Joanna destacou os esforços imediatos empreendidos pela Prefeitura, como a mobilização de equipes da Defesa Civil Municipal, agentes de mobilidade da STTU, e servidores de diversas áreas, incluindo Assistência Social e Infraestrutura, para dar suporte à população. Até o momento, foram registrados alagamentos significativos, mas sem ocorrências de vítimas.

O decreto do estado de emergência é uma medida estratégica para enfrentar a burocracia do serviço público, permitindo o acesso mais ágil a recursos emergenciais necessários para reparos estruturais, compra de mantimentos, pagamento de diárias operacionais e horas extras aos servidores envolvidos, além da possibilidade de contratar serviços adicionais conforme a necessidade.

Alagamentos e desabrigados

As equipes da Defesa Civil Municipal registraram cerca de 40 ocorrências entre a segunda e as primeiras horas desta terça-feira (28). De acordo com a diretora do órgão, Fernanda Jucá, a maior parte dos problemas foi registrada no entorno das lagoas de captação:

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais só veio nos alertar para esse evento climático às 19h de ontem, após uma provocação nossa. A Defesa Civil está atuando com três equipes em campo e destacou um servidor no Ciosp para atuar exclusivamente nos chamados relacionados às chuvas. Pedimos à população que evite sair de casa, pois estamos em alerta máximo para deslizamentos e alagamentos, e em caso de necessidade acione o 193 (Corpo de Bombeiros) ou o 190”, disse.

As fortes chuvas que atingem Natal nesta terça-feira (28) está impactando diretamente no trânsito da capital
As fortes chuvas que atingem Natal nesta terça-feira (28) impactam diretamente no trânsito da capital

Até o momento, cerca de 15 pessoas estão desabrigadas e se deslocaram voluntariamente para a Escola Estadual Adelino Dantas, na zona norte. Joana Guerra disse que a maior parte das pessoas desabrigadas estava nas proximidades da lagoa de captação do Santarém, que transbordou. 

A secretaria municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) providenciou a entrega de colchões, lençóis, kits de higiene e limpeza para todos. Os servidores do Departamento de Abordagem Social também estão atuando para cadastrar a população atingida para oferecer esses benefícios eventuais. 

A Prefeitura definiu, que em caso de necessidade, as Escolas Municipais Henrique Castriciano (Santos Reis); Nossa Senhora da Apresentação (Nossa Senhora da Apresentação); Estela Lopes (Lagoa Azul) e Cristina Osório (Felipe Camarão) e o Centro de Convivência Ivone Alves (Lagoa Azul) serão utilizados como abrigos provisórios. 

As equipes de manutenção e drenagem da secretaria municipal de Infraestrutura (Seinfra) e da Urbana estão atuando na limpeza e reparos das bombas de drenagem das lagoas de captação. Transbordaram os reservatórios do Aliança, Acaraú, José Sarney, Cidade da Esperança, Jardim Primavera e Santarém, em virtude do roubo de fios das bombas de drenagem, que atrapalharam a capacidade de escoamento dos locais.


Descubra mais sobre N10 Notícias

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo