Brasil

Piranhas atacam banhistas em cidade do RN: prefeitura emite alerta!

Pendências, uma pequena cidade situada a aproximadamente 200 km da capital do Rio Grande do Norte, vivenciou um episódio alarmante no último sábado, 20 de janeiro de 2024. Dois banhistas foram surpreendentemente atacados por piranhas no Rio Açu, no distrito de Porto do Carão, levando a prefeitura municipal a emitir um alerta urgente para moradores e turistas.

Os ataques ocorreram em uma área popularmente conhecida como “prainha”, localizada a cerca de 8 km do centro da cidade. As vítimas, que estavam próximas uma da outra no momento do incidente, sofreram mordidas, uma no pé e outra na mão. Felizmente, segundo informações da Prefeitura de Pendências, ambas estão se recuperando bem do susto e das lesões.

Em resposta imediata ao incidente, a prefeitura de Pendências, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Recursos Hídricos, divulgou uma nota oficial, instando a população a evitar o uso recreativo do rio por questões de segurança. A nota enfatiza a seriedade da situação e as medidas que estão sendo tomadas:

A Prefeitura Municipal de Pendências, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Recursos Hídricos, informa que tomou conhecimento dos ataques de piranhas no rio Açu, nas imediações do distrito de Porto do Carão, na data de 20/01. Um total de duas pessoas foram afetadas, no dia de hoje.

Pedimos aos moradores e visitantes que evitem o devido espaço do rio, por medidas de segurança. A Secretaria de Meio Ambiente, já deu início às medidas cabíveis para o cuidado e proteção de todos.”

Banhistas são atacados por piranhas em rio no interior do Rio Grande do Norte — Foto: Cedida / Redes Sociais
Banhistas são atacados por piranhas em rio no interior do Rio Grande do Norte — Foto: Cedida / Redes Sociais

A presença de piranhas no Rio Açu, que em outras regiões do estado é chamado de Piranhas-Açu, não é uma novidade. Esses peixes carnívoros, conhecidos por seu comportamento agressivo e forte mordida, são nativos dos rios da América do Sul. No entanto, a Prefeitura atribui o aumento recente de ataques a um possível desequilíbrio ambiental na região.

A situação atual em Pendências ressalta uma preocupação crescente com a segurança dos frequentadores das áreas de banho naturais. No ano de 2023, a administração municipal registrou 18 casos de ataques de piranhas, principalmente em duas áreas de lazer aquático, com as vítimas sofrendo mordidas principalmente nos dedos das mãos e dos pés.

A Secretaria de Meio Ambiente de Pendências já iniciou ações para investigar e mitigar a ameaça, buscando proteger a comunidade e os visitantes. Enquanto isso, a recomendação é clara: evitar entrar nas águas do Rio Açu na região do Porto do Carão.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo