Turismo

Overbooking: entenda seus direitos e como lidar com essa situação

Ao comprar um bilhete aéreo, todos esperamos que tudo corra bem e que a viagem ocorra sem problemas. No entanto, atrasos, malas extraviadas e até mesmo o overbooking – situação em que a companhia aérea vende mais lugares do que existem disponíveis na aeronave – podem acontecer. Essa prática pode ocorrer devido à troca de aeronave ou à venda excessiva de passagens, gerando frustração e inconveniência aos passageiros afetados.

Mas como lidar com o overbooking e quais são os seus direitos nesse cenário? Vamos explorar as recomendações da influenciadora de viagens e jornalista Andrea Miramontes, do @ladobviagem.

O que é overbooking e como ocorre?

O overbooking, também conhecido como preterição de embarque, ocorre quando um passageiro, mesmo cumprindo todas as regras estabelecidas pela companhia aérea, é impedido de voar devido à falta de assentos disponíveis no avião. Essa situação pode surgir devido à troca de aeronave, à quebra da aeronave original, a questões de segurança do aeroporto ou até mesmo à venda excessiva de passagens.

Como as companhias aéreas devem lidar com o overbooking?

De acordo com Andrea Miramontes, em casos de overbooking, as empresas aéreas são obrigadas a indenizar os passageiros afetados imediatamente. A indenização pode ser feita através de transferência bancária, voucher ou em espécie. Além disso, a companhia deve reacomodar o passageiro em outro voo.

A companhia pode exigir que o consumidor assine um termo de concordância após aceitar o valor da indenização. Entretanto, mesmo recebendo a compensação monetária, o passageiro ainda tem o direito de ser realocado em outro voo“, destaca Andrea, que também já atuou como advogada.

Como os passageiros devem agir em casos de overbooking?

Em situações de overbooking, o passageiro tem o direito de escolher em qual voo deseja ser reacomodado. No entanto, se aceitar voluntariamente ser realocado em um voo determinado pela companhia aérea, não poderá exigir outra compensação financeira.

Quando o passageiro estiver viajando em grupo e ocorrer o overbooking, todas as pessoas do grupo têm os mesmos direitos. Cada uma deve receber sua indenização e ser realocada no mesmo voo para que possam continuar juntas“, enfatiza Andrea.

Prejuízos e como solucioná-los

O overbooking pode trazer prejuízos para os passageiros, como perda de compromissos de trabalho, festas, reservas de hotéis e passeios de turismo, entre outros. “Isso pode ser resolvido diretamente com a companhia aérea, apresentando os comprovantes de pagamento. Caso contrário, o passageiro pode buscar a Justiça“, esclarece a jornalista.

Andrea Miramontes lançou recentemente o e-book “Direitos do viajante – 7 regras aéreas que você deve saber“, disponível na plataforma Hotmart por R$38,30. O livro digital também pode ser baixado gratuitamente ao adquirir o Guia de Viagem Pet Friendly, da mesma autora, também na Hotmart.


Descubra mais sobre N10 Notícias

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo