Tendência

Aprovados no CNU terão curso de formação à distância

A carga horária para esses cursos presenciais varia entre 360 e 580 horas, dependendo da carreira escolhida.

Os candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) para a administração pública federal deverão concluir um curso de formação, que pode ser realizado de forma presencial ou à distância.

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), vinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), é responsável pela elaboração do curso à distância, que terá uma carga horária de 280 horas. Pela primeira vez, todos os convocados deverão completar essa formação à distância durante os primeiros 36 meses de exercício no cargo.

Segundo a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, a formação abrange todos os níveis de novos servidores. “A escola está preparando os cursos para os novos servidores, então teremos curso para todo mundo que vai entrar, essa é uma novidade“, declarou Dweck.

Conforme o cronograma do concurso, frequentemente chamado de “Enem dos Concursos“, os candidatos aprovados serão convocados para tomar posse e iniciar os cursos em janeiro de 2025.

Exigência de formação presencial para certas carreiras

O Ministério informou que cinco carreiras específicas exigirão formação presencial na Enap: especialista em políticas públicas e gestão governamental, analista de infraestrutura, analista de tecnologia da informação, analista de comércio exterior e técnico em políticas sociais. O curso presencial será a terceira etapa do concurso, após as provas escritas, que estão programadas para 18 de agosto, e a apresentação de títulos acadêmicos, conforme estipulado no edital público.

Iara Alves, diretora de Educação Executiva da Enap, explicou que, ao final do curso presencial, os aprovados nessas cinco carreiras receberão uma certificação de pós-graduação emitida pela Enap. “O concurso exige, no mínimo, curso superior. Muitos entram até mesmo com mestrado e doutorado em diversas áreas. Ao final de todas as etapas do concurso, os servidores aprovados, não só terão a vaga na carreira de sua opção, mas também um certificado de especialização na área que irão atuar“, afirmou Alves.

A carga horária para esses cursos presenciais varia entre 360 e 580 horas, dependendo da carreira escolhida.

Desenvolvimento dos conteúdos pedagógicos

A Enap destacou que os projetos pedagógicos para o curso de formação inicial estão sendo desenvolvidos em colaboração com os órgãos coordenadores das carreiras federais e com a participação das entidades representativas dos servidores públicos. Este desenvolvimento inclui tanto sessões de escuta, realizadas em oficinas e pesquisas de grupos focais, quanto etapas de validação de conteúdo.

Ao término deste processo, a Enap integrará todas as contribuições para criar a versão final do conteúdo de cada curso de formação das carreiras públicas.

O objetivo é nivelar conhecimentos essenciais e proporcionar uma formação robusta, permitindo que o serviço público conte com especialistas nas áreas específicas de suas carreiras. A formação sólida de servidores é um sinal claro de valorização do serviço público“, ressaltou a diretora de Educação Executiva da Enap.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.