Ciência

Nova imagem de buraco negro confirma teoria da relatividade

Uma nova imagem do primeiro buraco negro já registrado parece confirmar a teoria da relatividade geral formulada por Albert Einstein.

A imagem do M87* foi obtida pela colaboração científica internacional Event Horizon Telescope, que inclui os institutos nacionais de Astrofísica (Inaf) e Física Nuclear da Itália (Infn), além das universidades de Cagliari e Federico II de Nápoles

A nova imagem apresenta apenas uma leve variação na luminosidade, e o resultado foi publicado na revista Astronomy & Astrophysics.

O registro é o resultado das observações feitas em abril de 2018, um ano após as realizadas em abril de 2017 e publicadas em 2019, com a primeira imagem de um buraco negro.

Os instrumentos atualizados, segundo os pesquisadores italianos em um comunicado conjunto, “oferecem uma visão da fonte independente das primeiras observações de 2017“.

A uma distância de 55 milhões de anos-luz da Terra, o buraco negro M87* é o núcleo da gigante galáxia Messier 87, e sua nova imagem mostra um anel luminoso do mesmo tamanho do observado em 2017, cercando uma profunda depressão central, a chamada “sombra do buraco negro” prevista pela teoria da relatividade geral.

A única diferença está no deslocamento do pico de luminosidade do anel, em linha com as teorias atuais sobre a variabilidade do material turbulento ao redor dos buracos negros.

Usamos diferentes algoritmos de imagem e técnicas de modelagem para obter essa nova reconstrução independente do M87*“, destacou Rocco Lico, do Inaf.

Este resultado representa o primeiro esforço para explorar os muitos anos de dados adicionais que coletamos“, complementou Mariafelicia De Laurentis, pesquisadora da Infn.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. © COPYRIGHT ANSA

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo