Shows e Eventos

Museu Câmara Cascudo ganha cápsula do tempo com mensagens para o futuro

A iniciativa do projeto partiu da OASA, entidade que atua com ações de sustentabilidade na região metropolitana de Natal e no interior do Rio Grande do Norte.

O Museu Câmara Cascudo (MCC) terá, em breve, uma cápsula do tempo que vai guardar mensagens para o futuro. Com realização da Organização Atitude Social e Ambiental (OASA) em parceria com o MCC e apoio de diversas organizações públicas e privadas, a estrutura deve ser aberta somente daqui a cinquenta anos, quando poderão ser lidas as cerca de trezentas cartas enviadas por representantes da sociedade potiguar. O projeto prevê, ainda, uma cápsula virtual com mensagens em vídeo que também só poderão ser vistas em 2074.

A Cápsula do Tempo terá uma estrutura em granito e será instalada no dia 22 de abril, dia internacional da Terra, em uma área do Parque do Museu. A peça, criada especialmente para o projeto pelo arquiteto Nilberto Gomes de Sousa e desenvolvida em parceria com as empresas Mármore Ltda. e AçoArte, terá espaço para tubos onde serão guardadas as cartas escritas por representantes de comunidades indígenas, de terreiros, quilombolas, além de crianças da rede pública, professores, além de representantes do poder público e de entidades privadas.

A iniciativa do projeto partiu da OASA, entidade que atua com ações de sustentabilidade na região metropolitana de Natal e no interior do Rio Grande do Norte. A principal ação do grupo é a produção de mudas em viveiros em Extremoz e Assu, onde produzem cerca de dez mil mudas de plantas nativas para uso em projetos de reflorestamento. A preocupação com a sustentabilidade trouxe reflexões sobre o futuro da sociedade e é daí que surge a ideia da Cápsula do Tempo.

Museu Câmara Cascudo ganha cápsula do tempo com mensagens para o futuro
Cápsula do Tempo que será instalada no Museu Câmra Cascudo (Crédito: Atmosfera Design)

O Museu Câmara Cascudo atua no projeto com o compromisso de preservar o passado para promover reflexões sobre a contemporaneidade e contribuir para traçar as perspectivas para o futuro. Além dos acervos de Paleontologia, Arqueologia e Etnologia, que preservam o passado do nosso território desde as mais antigas eras geológicas e representam a ocupação humana desde períodos pré-coloniais aos tempos mais recentes, o MCC atua na área dos estudos ambientais, com pesquisas e projetos nas área de sustentabilidade e educação ambiental no Parque do Museu, uma área verde de quase sete mil metros quadrados em pleno bairro do Tirol – zona leste de Natal.

O evento de lançamento da Cápsula do Tempo será fechado para convidados, mas a visitação às instalações da cápsula será aberta ao público. O Museu Câmara Cascudo é um órgão vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e funciona na Av. Hermes da Fonseca, 1398, Tirol, de terça à sábado, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo