MundoPolítica

Lula equipara ação de Israel contra Gaza a Terrorismo

Nesta terça-feira (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que tem a percepção de que Israel quer ocupar a Faixa de Gaza e expulsar os palestinos do território. A declaração foi feita durante o programa “Conversa com o Presidente”, live semanal para tratar de medidas do governo federal.

Essa guerra, do jeito que vai, não tem fim. Eu tô percebendo que Israel quer ocupar a Faixa de Gaza e expulsar os palestinos de lá. Isso não é correto, não é justo. Nós temos que garantir a criação do Estado Palestino para que eles possam viver em paz com o povo judeu”, afirmou Lula.

O presidente Lula voltou a criticar a reação do governo israelense aos ataques do grupo terrorista Hamas, em 7 de outubro, ao comentar sobre o conflito no Oriente Médio. “É por isso que eu disse ontem que a atitude de Israel com relação às crianças e com relação às mulheres é uma atitude igual terrorismo. Não tem como dizer outra coisa. Se eu sei que tá cheio de criança naquele lugar. Pode ter um monstro lá dentro, eu não posso matar as crianças porque eu quero matar o monstro. Eu tenho que matar o monstro sem matar as crianças”, enfatizou Lula.

Lula recepciona em Brasília repatriados de Gaza

O grupo de 32 brasileiros e familiares repatriados de Gaza chegou à Base Aérea de Brasília na noite da última terça-feira (13), após escalas em Las Palmas (Espanha) e Recife. Foram 36 dias de aguardo até a autorização para cruzar a passagem de Rafah, entre Gaza e o Egito. Na Base Aérea, os repatriados foram recepcionados por Lula. Lá, o mandatário reiterou que “Israel também está cometendo vários atos de terrorismo ao não levar em conta que as crianças não estão em guerra, que as mulheres não estão em guerra. Eles não estão matando soldados, estão matando crianças”.

O presidente foi à base da FAB para acompanhar a chegada dos resgatados. Na ocasião, o petista afirmou que continuará o esforço para negociar a vinda de uma 2ª lista de brasileiros e familiares que ainda estão na Faixa de Gaza. “Foi uma noite inusitada, porque era uma noite muito aguardada, porque nós estávamos há muitos dias tentando trazer o pessoal que estava na Faixa de Gaza. […] Foi uma coisa emocionante, porque você percebe pela cara que são pessoas sofridas”, contou Lula nesta terça.

Confira as imagens:

Saída dos repatriados rumo a Brasília (Créditos: Agência Brasil)
Grupo de resgatados da Faixa de Gaza chega em Brasília (Créditos: Agência Brasil)
Clima de emoção marcou chegada de brasileiros da Faixa de Gaza (Créditos: Agência Brasil)


Descubra mais sobre N10 Notícias

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo