Mundo

Biden anuncia regularização de meio milhão de imigrantes nos EUA

Pacote vai beneficiar imigrantes ilegais que são cônjuges e filhos de cidadãos norte-americanos.

Na última terça-feira (18), o presidente dos EUA, Joe Biden, revelou um plano ambicioso para conceder residência permanente a imigrantes casados com cidadãos americanos. O programa, que visa regularizar cerca de 500 mil imigrantes que vivem no país há pelo menos uma década, também abrange 50 mil crianças e jovens menores de 21 anos, filhos desses casais.

Os beneficiários do programa poderão solicitar o green card, permitindo residência permanente. Durante o período de espera pela aprovação, terão permissão para trabalhar e residir legalmente nos EUA por até três anos. O início do programa está previsto para o final do verão no hemisfério norte.

Para serem elegíveis, os imigrantes devem estar casados com cidadãos americanos antes de 17 de junho de 2024 e não podem ter antecedentes criminais.

João Loyola, advogado de imigração da Gondim Law Corp, destacou a importância dessa iniciativa: “Antes, imigrantes irregulares casados com cidadãos americanos precisavam retornar aos seus países de origem para solicitar a residência, um processo que poderia durar anos e causar a separação de famílias, gerando grande estresse e incerteza.”

Loyola compara o novo programa ao DACA (Ação Diferida para Chegadas na Infância), implementado pelo presidente Barack Obama em 2012, que atualmente protege cerca de 528.000 “DREAMers” — jovens trazidos para os EUA na infância — da deportação. “Este é um dos programas de apoio mais significativos do governo federal para imigrantes indocumentados desde o DACA“, afirmou Loyola.

O Departamento de Estado também anunciou a simplificação do processo de obtenção de vistos de trabalho baseados em emprego, como o visto H-1B, destinado a trabalhadores altamente qualificados. Essa medida beneficiará os portadores do DACA e outros imigrantes indocumentados que se formaram em universidades americanas, facilitando a entrada deles no mercado de trabalho dos EUA.


Descubra mais sobre N10 Notícias

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo