Donald Trump se torna 1º ex-presidente dos EUA condenado criminalmente

Embora não haja precedentes, especula-se que, se eleito novamente presidente dos EUA, Trump possa conceder um indulto presidencial a si mesmo.

Após um julgamento histórico, o ex-presidente americano Donald Trump foi considerado culpado por unanimidade nesta quinta-feira (30) por 34 crimes. O caso envolve acusações de fraudes relacionadas a um suborno de US$ 130 mil à ex-atriz pornô Stormy Daniels, feito para ocultar um relacionamento extraconjugal.

Os eventos em questão ocorreram durante a campanha presidencial de 2016, quando Trump venceu a candidata democrata Hillary Clinton. Este julgamento marca a primeira vez que um ex-presidente dos Estados Unidos é acusado e condenado criminalmente.

A pena de Trump será determinada pelo juiz Juan Merchan nos próximos dias. Como todas as acusações são por crimes considerados leves, a expectativa é que a pena não ultrapasse quatro anos de prisão. No entanto, a possibilidade de Trump realmente ir para a cadeia é considerada baixa.

Embora não haja precedentes, especula-se que, se eleito novamente presidente dos EUA, Trump possa conceder um indulto presidencial a si mesmo.

Diante da decisão do júri, Trump manteve-se impassível. “Foi um processo farsa, é uma vergonha. Sou um homem inocente“, declarou, afirmando que continuará a lutar contra o veredito. “O veredito verdadeiro será em 5 de novembro“, concluiu, referindo-se à data das próximas eleições, nas quais deve enfrentar o atual presidente, Joe Biden.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.