Mundo PetNatalRio Grande do Norte
Tendência

Campanha de Vacinação Antirrábica 2024 começa em Natal

A vacinação será realizada de duas maneiras: em pontos fixos espalhados pelos cinco Distritos Sanitários da cidade e na modalidade porta a porta.

A Campanha de Vacinação Antirrábica 2024 começou nesta segunda-feira (10) em Natal, com imunizações para cães e gatos, previstas até 31 de agosto. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), oferecendo vacinas tanto em pontos fixos quanto no esquema porta a porta. O Dia D da campanha está marcado para sábado, 17 de agosto.

O imunizante está disponível para cães e gatos saudáveis, com idade mínima de três meses, que não tenham passado por tratamento farmacoterápico nos últimos 30 dias e que ainda não receberam a vacina antirrábica em 2024. A expectativa é vacinar 103.887 animais, com a meta de imunizar cerca de 80% deste total.

A vacinação contra a raiva é fundamental para manter os animais protegidos e prevenir casos graves que podem levar à morte e transmissão para humanos. Convidamos os tutores a procurarem um dos pontos de vacinação para garantir a saúde de seus animais de estimação“, destacou Chilon Batista, secretário de Saúde de Natal.

Até maio de 2024, foram registrados seis casos de morcegos com o vírus da raiva em Natal, alertando para o aumento da presença desses animais em áreas urbanas e o consequente risco para animais domésticos e humanos.

A vacinação será realizada de duas maneiras: em pontos fixos espalhados pelos cinco Distritos Sanitários da cidade e na modalidade porta a porta, com agentes de combate às endemias percorrendo bairros selecionados.

Estamos iniciando a vacinação porta a porta em bairros com maior densidade animal e pretendemos expandir essa estratégia durante a campanha para outras áreas da cidade“, explicou Jan Pierre Araújo, chefe da UVZ da SMS Natal.

A raiva é uma zoonose, uma doença viral aguda e grave que pode ser transmitida pela saliva de animais infectados, principalmente através de mordidas, arranhões ou lambeduras, e pode ser fatal se não tratada a tempo.

Pontos Fixos de Vacinação (segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h):

  • Norte I: UBS Pajuçara, Rua Barão dos Cocais, s/n, bairro Pajuçara.
  • Norte II: UBS Panatis, Rua Milton Servilha Brito, 994, Conjunto Panatis, bairro Potengi.
  • Sul: UBS Satélite, Rua das Carnaúbas, 7789, bairro Pitimbu.
  • Leste: UBS São João, Av. Romualdo Galvão, 891, bairro Tirol.
  • Oeste: Policlínica Oeste, Av. Pernambuco, 251, bairro Cidade da Esperança.

Vacinação Porta a Porta (segunda a sexta-feira, das 7h às 13h):

  • Norte I: Bairro Pajuçara.
  • Norte II: Bairro Nossa Senhora da Apresentação.
  • Sul: Bairro Planalto.
  • Leste: Bairro Alecrim.
  • Oeste: Bairro Felipe Camarão.

A campanha visa manter Natal livre da raiva, garantindo a proteção dos animais domésticos e a segurança da população.


Descubra mais sobre N10 Notícias

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo