Mundo

Guerra entre as Coreias é “uma questão de tempo”, adverte Coreia do Norte

A situação na península coreana, já marcada por décadas de tensões, parece estar se aproximando de um novo e perigoso capítulo. No último domingo (3), a Coreia do Norte declarou que a guerra com a Coreia do Sul é uma “questão de tempo”, exacerbando ainda mais as preocupações internacionais com a possibilidade de um conflito armado na região.

Suspensão do acordo militar e aumento das tensões

Em 22 de novembro, a Coreia do Sul anunciou a suspensão parcial de um acordo militar intercoreano estabelecido em 2018. A decisão de Seúl foi uma resposta ao lançamento de um satélite de reconhecimento pela Coreia do Norte, uma ação que Pyongyang descreve como exercício de um “direito legítimo e justo de um Estado soberano“​​. Esta suspensão permitiu à Coreia do Sul retomar operações de vigilância e reconhecimento aéreo na zona desmilitarizada, uma medida vista como provocativa por Pyongyang.

Em retaliação, no dia 23 de novembro, a Coreia do Norte retirou-se do acordo, alegando o desdobramento de novas armas ao longo da linha de demarcação militar. Essa escalada de medidas e contra-medidas aumentou significativamente os riscos de um conflito armado entre as duas nações.

Segundo a agência de notícias estatal da Coreia do Norte, a KCNA, a situação na península coreana é agora incontrolável e extremamente perigosa. A Coreia do Norte acusa a Coreia do Sul de provocar uma escalada militar, aumentando a prontidão de suas forças armadas e realizando exercícios militares agressivos, inclusive com a participação de forças dos Estados Unidos. Essas ações são descritas pela KCNA como uma preparação para um “confronto militar” que antecede uma guerra.

Além disso, a Coreia do Norte responsabiliza a Coreia do Sul pela deterioração das relações bilaterais e pela iminente possibilidade de um conflito armado. Pyongyang adverte que qualquer ato hostil por parte de Seul resultará na “destruição miserável” do exército sul-coreano e no “colapso total” da República da Coreia​​.

Esta escalada de tensões traz sérias implicações para a estabilidade na península coreana e na região mais ampla do Leste Asiático. A possibilidade de um conflito armado entre as duas Coreias, ambas apoiadas por poderes militares significativos, representa um risco não apenas para os países diretamente envolvidos, mas também para a segurança internacional.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo