Economia
Tendência

Governo recria ProJovem para capacitação de jovens ao mercado de trabalho

A expectativa é que o programa amplie as chances de inserção dos jovens no mercado de trabalho, oferecendo uma formação robusta e adequada às demandas atuais.

O governo federal anunciou a recriação do ProJovem Trabalhador (o ProJovem), um programa de qualificação profissional para jovens que estava inativo há uma década. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) informou que a previsão é iniciar cursos-piloto em agosto deste ano.

A reativação do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem, na modalidade ProJovem Trabalhador, foi oficializada na última semana através de publicação no Diário Oficial da União. Conforme a portaria, jovens de 18 a 29 anos, desempregados e pertencentes a famílias com renda mensal per capita de até um salário mínimo (R$ 1.412) poderão participar. O programa exige ainda que os candidatos estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental ou médio, mas não estejam matriculados ou tenham concluído o ensino superior.

Em informação confirmada incialmente ao jornal EXTRA, o MTE detalhou que o programa será estruturado e executado por Organizações da Sociedade Civil (OSC), selecionadas por meio de edital público. Estas organizações vão oferecer cursos presenciais ou híbridos, com duração de seis meses e carga horária de 350 horas/aula. Os cursos focarão na qualificação social e profissional, incluindo letramento digital, visando preparar os jovens para o mercado de trabalho ou atividades que gerem renda.

Após a conclusão do curso, os jovens serão cadastrados no Sistema Nacional de Emprego (Sine), que ficará responsável por encaminhá-los para oportunidades de emprego. No entanto, ainda não foram divulgadas informações sobre o processo de inscrição dos interessados no ProJovem Trabalhador.

A meta é promover a inclusão e a capacitação dos jovens para o mercado de trabalho, contribuindo para a redução do desemprego entre a juventude, afirmou o MTE em nota. A expectativa é que o programa amplie as chances de inserção dos jovens no mercado de trabalho, oferecendo uma formação robusta e adequada às demandas atuais.

O retorno do ProJovem Trabalhador é uma medida aguardada e visa atender uma parcela significativa da população jovem, proporcionando qualificação e novas oportunidades profissionais. Mais informações sobre o lançamento do edital e os critérios de participação devem ser divulgadas em breve pelo MTE.


Descubra mais sobre N10 Notícias

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo