Sisu 2° semestre: inscrições começam na próxima segunda-feira

Metade das vagas são reservadas para aqueles oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, assegurados na Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012)

Com data marcada para a próxima segunda-feira (19) de junho, começam as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre.

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 22 de junho e os que se interessarem, podem se inscrever no Portal único de Acesso ao Ensino Superior.

O resultado será divulgado ainda este mês no dia 27, os estudantes participantes serão avaliados com base na nota tirada na edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), as matriculas podem ser efetuadas entre os dias 29 de junho a 4 de julho.

Oferecido pelo Ministério da Educação o Sisu reúne vagas disponíveis por instituições públicas de ensino superior de todo o país. E sua concentração está em instituições federais, universidades e institutos.

Com vagas abertas semestralmente o estudante pode escolher até duas opções de cursos. A última inscrição é a que será validada no sistema, então caso tenham alterações para fazer durante o processo envolvendo a escolha do curso o estudante terá livre arbítrio.

Confira detalhes sobre o Sisu

A inscrição pode ser feita entre os dias 19 a 22 de junho, o resultado será divulgado no dia 27 desse mês. O programa engloba vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.

Sendo a maioria delas ofertada por instituições federais. Através de um sistema informatizado que realiza a seleção dos estudantes com base na nota do Enem. As vagas são abertas semestralmente.

Tudo isso de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos. Assim o candidato não pode ter tirado zero na redação. O estudante pode escolher até duas opções de curso entre as ofertadas.

Os que não forem selecionados, em nenhuma das duas opções de curso ainda podem disputar uma das vagas por meio da lista de espera do Sisu. No mínimo 50% das vagas são para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Sendo metade delas reservadas para aqueles oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. Assegurados na Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012).

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.