Economia
Tendência

Banco Central registra novo vazamento de dados no Pix em 2024

Autoridade monetária citou a ocorrência de "falhas pontuais em sistemas da instituição" no período entre 26 de junho a 2 de julho.

O Banco Central (BC) anunciou um novo vazamento de dados no sistema de pagamentos instantâneos Pix. Desta vez, foram expostos dados de 39.088 chaves Pix sob a responsabilidade da 99Pay Instituição de Pagamento S/A. Este é o sexto incidente de segurança envolvendo o Pix registrado pelo BC em 2024.

Os dados vazados, ocorridos entre os dias 26 de junho e 2 de julho, incluem informações cadastrais como CPF e número de conta. Não foram comprometidos dados sensíveis como senhas, saldos ou informações de movimentações financeiras, que poderiam permitir o acesso ou movimentação das contas afetadas. Segundo o Banco Central, “as informações vazadas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras.”

O Banco Central informou que está tomando as medidas necessárias para apurar o incidente. “Serão adotadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente“, declarou a autoridade monetária. A instituição também garantiu que haverá uma apuração detalhada para identificar as falhas pontuais nos sistemas da 99Pay que permitiram o vazamento.

Os clientes afetados serão notificados exclusivamente por meio do aplicativo ou do internet banking da instituição em que a chave Pix foi cadastrada. “Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail“, alertou o BC.

Este novo incidente soma-se a outros vazamentos significativos registrados ao longo do ano. Em abril, o BC comunicou a exposição de dados de mais de 130 mil chaves Pix envolvendo três instituições diferentes. Mais recentemente, em junho, ocorreram vazamentos na Instituição de Pagamento S.A. (IUGU) e na PAGCERTO Instituição de Pagamento, afetando 3.020 chaves Pix.

A segurança do sistema Pix tem sido uma preocupação constante para o Banco Central, que reforça a necessidade de rigorosas medidas de segurança por parte das instituições participantes.


Descubra mais sobre N10 Notícias

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo