Economia

Auxílio para pessoas com transtornos mentais é reajustado em 51%

Benefício é concedido para estimular reinserção social após longos períodos de internação.

O Ministério da Saúde anunciou um aumento significativo no valor do auxílio concedido a pessoas com transtorno mental que permaneceram internadas por longos períodos em hospitais psiquiátricos e de custódia. O benefício, que anteriormente era de R$ 500, foi reajustado para R$ 755, representando um aumento de 51%.

Segundo nota oficial do ministério, “a estratégia busca favorecer a ampliação da rede de relações destas pessoas e o seu bem-estar, além de estimular o exercício pleno dos seus direitos civis, políticos e de cidadania, fora da unidade hospitalar“. O objetivo principal do auxílio é promover a reinserção social e o bem-estar de indivíduos que estiveram internados de forma ininterrupta por dois anos ou mais.

O auxílio é parte integrante do programa De Volta para Casa, que já beneficiou cerca de oito mil pessoas ao longo de 20 anos, conforme dados divulgados pelo ministério em agosto de 2023. Esse programa tem sido um pilar fundamental na estratégia de reintegração social para pacientes de longa permanência em instituições psiquiátricas.

Em um movimento para fortalecer ainda mais o suporte à saúde mental, no ano passado o Ministério da Saúde criou um departamento específico para essa área. Esse departamento tem o foco em retomar a habilitação de novos serviços, bem como recompor os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT).

Além disso, o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) prevê a construção de 150 novos Centros de Atenção Psicossocial em todas as regiões do país. Essas unidades de atendimento são uma resposta à necessidade crescente de serviços de saúde mental e permitirão o atendimento de aproximadamente 13,4 milhões de pessoas.


Descubra mais sobre N10 Notícias

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo