EconomiaNordesteRio Grande do Norte
Tendência

RN expande energia solar residencial em 49% e ocupa 4ª posição no Nordeste

De acordo com especialista do Sicredi, linhas de financiamento que cobrem até 100% do valor do projeto têm levado ao aumento da adesão dos consumidores.

O Rio Grande do Norte registrou um aumento de 49% na potência instalada de energia solar entre abril de 2023 e abril de 2024, conforme dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. Esse crescimento coloca o estado na 4ª posição no Nordeste. Especialistas indicam que o acesso facilitado a financiamentos tem sido um fator decisivo para a redução de custos e aceleração da transição energética.

Esse incremento refere-se à produção de energia elétrica de pequeno porte, gerada pelos próprios consumidores, predominantemente em telhados de imóveis. No período mencionado, a capacidade de produção de energia solar fotovoltaica no Rio Grande do Norte aumentou de 409 megawatts para 609,2 megawatts.

Além disso, o estado se destaca como o quinto maior gerador de energia solar do Brasil, com um total de 10.952 megawatts, incluindo usinas em operação, construção e aquelas já outorgadas. A oferta de linhas de crédito específicas, com taxas competitivas e condições facilitadas, tem impulsionado a adoção dessa tecnologia.

Ana Paula Medeiros Vieira, Coordenadora de Ciclo de Crédito da Central Sicredi Nordeste, explica que a procura por financiamentos aumentou devido aos benefícios oferecidos, como juros atrativos, análise simplificada e ausência de burocracia. “O financiamento para nossos associados cobre até 100% do valor do projeto, com prazos de pagamento flexíveis de até 10 anos, e inclui assessoria especializada“, destaca Vieira.

A linha de crédito do Sicredi é direcionada tanto para consumidores residenciais quanto para empresas que buscam atender suas necessidades energéticas através da energia solar. A coordenadora informa que houve um crescimento de aproximadamente 30% na demanda por esse tipo de financiamento, motivado pela crescente conscientização sobre sustentabilidade e economia de recursos.

A energia solar é uma fonte limpa e renovável, que contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Entre os benefícios para os consumidores estão a diminuição dos custos com energia e a possibilidade de vender o excedente produzido para a rede, promovendo autossuficiência energética e reduzindo a dependência da rede elétrica convencional.

Devido à constante disponibilidade dessa fonte de energia ao longo do ano no Rio Grande do Norte e ao retorno garantido do investimento, a energia solar se destaca como uma das mais competitivas do país. “Para garantir a segurança e viabilidade dos projetos, o Sicredi disponibiliza uma equipe de especialistas para auxiliar na escolha da melhor opção conforme as necessidades energéticas individuais“, conclui Ana Paula Medeiros Vieira.


Descubra mais sobre N10 Notícias

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo