Novo pagamento do abono salarial é liberado; confira o calendário

É fundamental que os beneficiários fiquem atentos ao calendário de pagamento e às regras para o saque, garantindo assim que receberão seus valores dentro do prazo estipulado

A Caixa Econômica Federal deu início, nesta quinta-feira (15), ao pagamento do abono salarial ano-base 2021 para trabalhadores da iniciativa privada nascidos em setembro e outubro. O pagamento, que teve início em 15 de fevereiro, continuará sendo liberado, seguindo a ordem de nascimento dos beneficiários, até o dia 17 de julho.

Quem tem direito ao Abono?

Para ter direito ao abono salarial, é necessário estar inscrito no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos. Além disso, o trabalhador deve ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias no ano-base 2021, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

Para servidores públicos, militares e empregados de estatais, inscritos no Pasep, a liberação ocorre pelo Banco do Brasil, seguindo as mesmas datas do PIS. O dinheiro estará disponível até o dia 28 de dezembro para ambos os programas, PIS e Pasep. Após essa data, os recursos que não foram sacados retornam para o caixa do governo.

Valores Liberados e Beneficiários

Neste lote específico, 4.275.568 trabalhadores receberão um total de R$ 4,34 bilhões. Desse total, 3.737.150 têm direito ao PIS; e 538.418, ao Pasep. Até o dia 6 de junho, já foram sacados o benefício por 15.746.761 trabalhadores, somando um total de R$ 15,82 bilhões.

No entanto, em 2023, observou-se que 278.729 trabalhadores que tiveram o benefício liberado entre fevereiro e maio ainda não sacaram o abono, num montante que totaliza R$ 283,87 milhões.

Os valores que cada trabalhador tem direito a receber variam de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base 2021.

A expectativa é que aproximadamente 22 milhões de trabalhadores recebam o benefício, com um valor total que supera os R$ 20 bilhões. Os recursos são oriundos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Formas de Pagamento

A Caixa informou que para quem possui conta no banco, o crédito será depositado automaticamente. Já os demais beneficiários receberão os valores por meio da Poupança Social Digital, podendo ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.

Para aqueles que não conseguirem a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências da Caixa, sempre respeitando o calendário de pagamento.

Calendário do Abono Salarial 2023

Trabalhadores da Iniciativa Privada (PIS) – Caixa Econômica Federal

Mês de NascimentoData de Pagamento
Janeiro e Fevereiro15 de Fevereiro
Março e Abril15 de Março
Maio e Junho17 de Abril
Julho e Agosto15 de Maio
Setembro e Outubro15 de Junho
Novembro e Dezembro17 de Julho

Trabalhadores do Setor Público (PASEP) – Banco do Brasil

Final da InscriçãoData de Pagamento
015 de Fevereiro
115 de Março
2 e 317 de Abril
4 e 515 de Maio
6 e 715 de Junho
8 e 917 de Julho

Abonos Não Sacados

Desde o dia 15 de fevereiro, aproximadamente 400 mil trabalhadores que esqueceram de retirar o abono do PIS/Pasep referente ao ano de 2020 podem solicitar o dinheiro ao Ministério do Trabalho. Os valores ficaram disponíveis até o dia 29 de dezembro do ano passado, mas quem perdeu o prazo tem até cinco anos para retirar os recursos, desde que seja realizado um recurso administrativo.

Como Solicitar o Recurso

O recurso administrativo ao Ministério do Trabalho pode ser solicitado de três formas: presencialmente, por telefone ou pela internet. O pedido presencial pode ser feito em qualquer unidade do Ministério do Trabalho, incluindo Superintendências Regionais de Trabalho e Emprego, Gerências Regionais do Trabalho e Emprego, agências regionais, agências do Sistema Nacional do Emprego (Sine) e unidades móveis do trabalhador.

Os pedidos por telefone devem ser feitos por meio da Central Alô Trabalhador, no número 158. As ligações podem ser feitas das 7h às 19h e são gratuitas para telefones fixos e cobradas para celulares. Pela internet, o trabalhador pode fazer o pedido no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou por e-mail. Os e-mails devem ser endereçados para trabalho.uf@mte.gov.br, trocando “uf” pela sigla da unidade da Federação onde o trabalhador reside.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

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