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Como evitar contatos abusivos das empresas de telemarketing?

Quem nunca recebeu uma ligação indesejada de uma empresa na pior hora do dia ou que se irritou com as insistentes tentativas de contato? ‘Aquele que nunca desligou, que atire a primeira pedra‘. Brincadeiras a parte, o fato é que as ligações ocorrem aos montes, com números dos mais diferentes tipos, DDDs, independentemente do horário. Tem ligação de manhã, tarde, noite, até madrugada, em alguns casos.

Essas ligações configuram o que é chamado de telemarketing abusivo. Basicamente a prática ocorre quando as empresas abusam do bom senso e passam a te importunar o dia inteiro com ligações que, muitas vezes, sequer são completadas. Vale ressaltar que nesta época do ano, as ligações ficam ainda mais recorrentes já que as condições financeiras da população tendem a ser melhores.

Para os consumidores que não desejam receber ligações de telemarketing, o Não Me Pertube é uma lista nacional de empresas cadastradas dos setores de telecomunicações e instituições financeiras (operações de empréstimo consignado e cartão de crédito consignado bancário).

A plataforma está disponível na internet através do endereço www.naomeperturbe.com.br, possibilitando que os consumidores que não desejam receber ligações de telemarketing ativo se cadastrem. Gratuitamente, na “Lista Nacional de Não Perturbe”. Em até 30 dias depois da solicitação de cadastramento, o consumidor não receberá mais ligações de telemarketing para a oferta de:

  • Serviços de telefonia fixa, telefonia móvel, banda larga e TV por assinatura das prestadoras participantes: Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo
  • Empréstimo consignado e cartão de crédito consignado, das instituições financeiras participantes: Agibank, BMG, BRB, BV, Banco Alfa, Banco C6 Consignado, Banco Master, Banco do Brasil, Bancoob, Banpará, Banrisul, Bradesco, Bradesco Financiamentos, CCB Brasil, CCB Brasil Financeira, Caixa, Cetelem, Daycoval, Digio, Facta Financeira. Financeira Alfa, Inter, Itaú Consignado, Itaú-Unibanco, Mercantil do Brasil, Mercantil do Brasil Financeira, PAN. Paraná Banco, Safra, Santander / Olé, Sicredi, Zema Financeira.

Segundo os dados apresentados em agosto de 2022, há 5,7 milhões de usuários cadastrados na plataforma, e um total de mais de 5,6 milhões de números de telefone incluídos para bloqueio na “Lista Nacional de Não Perturbe”. Chamadas que não estejam relacionadas à oferta de produtos e serviço (telemarketing ativo) não são abrangidas pelo “Não Me Perturbe”.

Podem continuar sendo realizadas, por exemplo, ligações para confirmação de dados, prevenção a fraudes, realização de cobranças e retenção de solicitações de portabilidade, com ou sem oferta de refinanciamento. A plataforma disponibiliza um formulário de contato para que o consumidor possa notificar uma empresa participante. Caso identifique qualquer falha no cumprimento dos compromissos do “Não Me Perturbe”. A resposta é dada em até cinco dias úteis.

Plataforma para evitar ligações do telemarketing

O Não Me Perturbe permite, de forma fácil e gratuita, evitar a oferta de produtos e serviços por meio de contato telefônico provenientes exclusivamente das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações (Telefone móvel, telefone fixo, TV por assinatura e Internet). E pelas Instituições Financeiras (operações de Empréstimo Consignado e Cartão de Crédito Consignado).

  • Você pode solicitar o bloqueio de ligações realizadas pelas empresas de Telecomunicações participantes que ofertam seus serviços através de telemarketing ativo e pelos Bancos participantes referente às ofertas de empréstimo consignado e cartão de crédito consignado.
  • Lembrando que, o prazo para efetivação da solicitação é de até 30 dias. Para não receber ligações de telemarketing de empresas não participantes ao Não Me Perturbe. Efetue o bloqueio diretamente no seu celular através da agenda ou aplicativo específico de sua preferência.
  • O Não Me Perturbe possui aplicativo disponível nas lojas App Store e Play Store. Para sua segurança. A plataforma não envia e-mails com arquivos executáveis e não solicita dados pessoais ou bancários.


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