Educação

Ciências da Natureza: confira os temas da atualidade que podem ser cobrados no ENEM

Uma das principais características das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a abordagem de temas importantes que fazem parte dos debates sociais da atualidade. “Dentre as habilidades que o Enem exige dos candidatos, analisar temas atuais de cunho social, econômico e político é uma das competências mais importantes da prova”, afirma a editora de conteúdo de Física e Ciências da Conquista Solução Educacional, Thaís Ananda dos Santos. De acordo com ela, a preparação para a prova não deve se limitar apenas aos conteúdos presentes nos livros didáticos.

A prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias é composta por três disciplinas: Biologia, Física e Química. Dito isso, a editora afirma que é comum encontrar questões interdisciplinares nessas questões. Por isso, é preciso se atualizar com notícias e acontecimentos atuais sobre os temas. Pensando nisso, a especialista elencou alguns assuntos atuais relacionados às disciplinas de Ciências da Natureza que podem ser cobrados no ENEM.

Astronomia – telescópio James Webb

Thaís aponta que esse telescópio tem sido notícia nos últimos anos devido à capacidade que tem de obter informações de como o universo era há bilhões de anos. “Uma forma de aprender mais sobre ele é acessando sites sobre astronomia e inovação tecnológica”, indica.

Biotecnologia – técnica do CRISPR

O CRISPR, que significa, em tradução livre do inglês, Repetições Palindrômicas Curtas Agrupadas e Regularmente Interespaçadas, é uma ferramenta de engenharia genética para edição do DNA, que vem ganhando notoriedade há alguns anos. “O tema pode aparecer no Enem graças ao Prêmio Nobel de Química, dedicado às cientistas Emmanuelle Charpentier e Jennifer Doudna, que desenvolveram essa ferramenta, e ao grande potencial dessa técnica para curar doenças hereditárias e até câncer”, detalha. A editora recomenda sites especializados em biotecnologia para aprender mais sobre o tema.

Química ambiental – garimpo e microplástico

A discussão sobre o garimpo envolve a contaminação do ar, solo e água por subprodutos da mineração em garimpos ilegais. Institutos de pesquisa têm investigado a presença de alto nível de metais pesados, como o mercúrio, em peixes de áreas desse tipo de garimpo. Thaís ressalta que esses metais pesados apresentam potencial risco à segurança alimentar da população, enquanto os microplásticos têm sido um assunto recente na mídia depois que estudos ao redor do mundo mostraram consequências da presença dessas partículas de plástico, invisíveis a olho nu, no ambiente aquático e nos organismos de seres vivos. “Os principais problemas estão relacionados à contaminação via consumo de alimentos, entre eles os frutos do mar. Para saber mais, é interessante realizar pesquisas em sites de divulgação científica”, finaliza.

Temáticas de Biologia no Enem nos últimos cinco anos

Em contato com o N10 notícias a assessora de Biologia do Sistema Positivo de Ensino, Samantha Fechio, afirmou que conhecer os temas que mais caem na prova não garante a nota máxima, mas ajuda a concentrar os esforços nos tópicos que têm mais chances de aparecer no dia do exame. “O ideal é estudar tudo o que está na Matriz de Referência, mas, principalmente na reta final de preparação, é preciso saber o que priorizar nas revisões. Por isso é tão importante saber o que costuma ser cobrado”, aponta.

Com isso, Fechio reuniu os temas utilizados no Enem nos últimos cinco anos na prova de Biologia, confira quais são:

Ecologia – a ecologia estuda a relação dos seres vivos entre si e com o meio em que estão inseridos. Com as mudanças climáticas em alta nos noticiários, é aqui que podem vir perguntas sobre esse tipo de assunto. Além disso, as consequências da ação antrópica sobre o ambiente.

Genética – como se transmitem as características de uma geração para a outra e qual o papel dos genes nesse processo. Nas questões do Enem são frequentes perguntas a respeito de probabilidade e tipo de anomalia ou herança genética.

Evolução – os seres vivos estão em constante evolução e adaptação para sobreviverem em diferentes contextos. Boa parte das questões de Biologia do Enem tem se debruçado sobre esse tipo de conhecimento.

Fisiologia e citologia- trata-se da compreensão de como funcionam os sistemas celulares e orgânicos, bem como as funções mecânicas, bioquímicas e físicas dos seres vivos. Nos itens do Enem essa temática é abordada de maneira contextualizada e por meio de exemplos concretos que podem ser analisados pela interpretação de dados de gráficos e tabelas, por exemplo.

Programas de saúde – a pandemia de covid-19, por exemplo, poderia aparecer entre os temas dessa área. Outros aspectos recorrentes são doenças causadas por parasitas ou transmitidas por vetores diversos como insetos. É importante compreender o ciclo biológico dos diversos tipos de vírus, protozoários e vermes para entender os mecanismos de profilaxia e combate as doenças.

Diferente do que pode acontecer em outras provas, o Enem costuma seguir um padrão bem delimitado na forma como os conteúdos e perguntas são expostos aos candidatos. Samantha ressalta, por exemplo, que o exame tem como uma de suas características, historicamente, debater desafios importantes da sociedade brasileira. “É natural que, em uma prova como o Enem, que está sempre falando sobre as possíveis soluções para problemas sociais, econômicos, políticos e culturais do Brasil, apareçam questões sobre saúde pública. Por isso, é fundamental que os estudantes se preparem para essa prova estabelecendo relações entre o conteúdo e a sua aplicabilidade no contexto sociocultural”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo