Hospital Walfredo Gurgel registra recorde de atendimentos a vítimas de acidentes com moto

Além dos atendimentos a vítimas de acidentes de moto, Hospital também viu um aumento em outras especialidades.

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), principal unidade de urgência e emergência da Região Metropolitana, registrou um recorde de atendimentos a vítimas de acidentes de motocicleta em julho de 2024. Ao longo dos 31 dias do mês, foram atendidas 860 pessoas, com uma média diária de 27,7 atendimentos. Este número supera em 100 o recorde anterior, registrado em julho de 2023, e representa um aumento de 13,6% em relação a junho, que contabilizou 757 atendimentos.

Natal foi responsável por 38,6% dos acidentes, com 332 vítimas provenientes da capital. O dia 28 de julho, um domingo, foi o mais movimentado, com 42 atendimentos de vítimas de acidentes de moto no pronto-socorro Clóvis Sarinho.

Para enfrentar o crescente número de acidentes, o Governo do Estado e a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) intensificaram ações de educação e fiscalização no trânsito através do Programa Vida no Trânsito. O Detran-RN também lançou uma campanha de conscientização focada na redução de acidentes entre motociclistas, destacando o número alarmante de atendimentos no HMWG.

Além dos atendimentos a vítimas de acidentes de moto, o HMWG também viu um aumento em outras especialidades. Em ortopedia, houve um aumento de 10,3%, passando de 1.521 casos em junho para 1.678 em julho. Os casos suspeitos de acidente vascular cerebral (AVC) aumentaram 27,8%, de 355 em junho para 454 em julho.

No total, o pronto-socorro do HMWG atendeu 6.484 pessoas em julho, o maior número do ano, representando um aumento de 10,5% em relação a junho. Entre esses atendimentos, 1.444 pessoas necessitaram de internação.

O Governo do Estado e a Sesap estão investindo R$ 9 milhões em obras de reforma e ampliação do hospital. O novo centro cirúrgico, que dobrará a capacidade atual, está com 40% das obras concluídas. Reformas no andar da enfermaria e no centro de tratamento de queimados também estão em andamento.

Estamos encarando o grande desafio de seguir com as obras enquanto as demandas têm crescido no hospital. Por isso estamos trabalhando em conjunto para que a entrega de cada obra – hoje são três em curso – ocorra com celeridade. O plano é que em um ano e meio tenhamos uma melhor estruturação da unidade, uma ampliação na capacidade de resposta e, principalmente, mais resolutividade na ambiência hospitalar. Isso traz conforto, qualidade na assistência e dignifica ainda mais o atendimento”, afirmou o diretor-geral do hospital, Geraldo Neto.

A ação no Walfredo faz parte de um pacote maior que envolve dez obras na área da saúde, com investimentos superiores a R$ 45 milhões em ampliações, reformas e construções em todo o estado.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.