ParnamirimRio Grande do Norte
Tendência

MPRN e prefeitura de Parnamirim firmam TAC para contratação de professores temporários

De acordo com o Termo de Ajustamento de Conduta, município terá até cinco dias úteis para lançar edital com 65 vagas.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a prefeitura de Parnamirim com o intuito de realizar um processo seletivo simplificado para a contratação temporária de professores. Este acordo foi estabelecido após uma ação civil pública (ACP) e visa suprir a carência emergencial de docentes nas escolas municipais.

Segundo os termos do TAC, a Prefeitura deve publicar o edital do processo de seleção em até cinco dias úteis. O objetivo é formar um cadastro de reserva para professores da Educação Infantil e dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental nas disciplinas de Arte, Educação Física, Ensino Religioso, Ciências, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa e Matemática. O processo seletivo se destina exclusivamente ao exercício de docência em sala de aula, conforme a Lei Municipal Complementar 189/2021.

Dentro de 45 dias após a assinatura do termo, a Prefeitura está comprometida a contratar 65 professores temporários aprovados nesse processo seletivo. Essas contratações são essenciais para atender a demanda atual das escolas municipais, especialmente devido a licenças e afastamentos diversos, conforme detalhado no anexo da petição inicial da ação civil pública n° 0808191-83.2024.8.20.5124.

O TAC estipula que todas as cláusulas são obrigatórias para os sucessores da Prefeitura, assegurando a continuidade das obrigações assumidas. O documento será anexado aos autos da ação civil pública para homologação judicial, conferindo-lhe a eficácia de título executivo extrajudicial.

Em caso de descumprimento das obrigações, a Prefeitura reconhece a validade das ações judiciais para garantir a execução do acordo. A fiscalização do cumprimento do TAC ficará a cargo do MPRN, que poderá adotar medidas cabíveis em caso de descumprimento.


Descubra mais sobre N10 Notícias

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo