NatalRio Grande do Norte
Tendência

Obras do Pontilhão de Cidade nova alteram trânsito e transporte na zona Oeste

Segundo a STTU, 10 agentes de mobilidade estarão presentes para orientar e auxiliar os passageiros do transporte público.

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), anunciou mudanças significativas no trânsito e no transporte público devido às obras de içamento e fixação das estacas de sustentação do Pontilhão de Cidade Nova. Esta construção tem como objetivo resolver o conflito rodoferroviário entre os bairros Cidade Nova e Planalto, localizados na Zona Oeste da capital potiguar.

De acordo com a STTU, a partir das 12h desta quinta-feira (13), a Rua Oeste será interditada, e essa interdição permanecerá pelos próximos quatro meses. Apesar do bloqueio, a STTU acredita que o impacto nas rotinas dos moradores será mínimo, devido às características viárias da região.

Com a interdição, o trecho da Rua Primeiro de Maio entre as ruas Oeste e Bela Vista passará a operar em mão-dupla, e será proibido parar e estacionar neste local. Da Rua Bela Vista até a Rua Padre Cícero, a via será mão-única no sentido Planalto, também com proibição de estacionamento e parada no lado direito da via. A Rua Bela Vista terá o sentido de circulação invertido, tornando-se mão-única em direção à Av. Solange Nunes do Nascimento.

Além disso, a linha férrea que atende a Linha Sul da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) também será interditada a partir das 12h desta quinta-feira (13) até o domingo (16). A seguir, detalhamos como será a operação dos trens urbanos durante esse período.

Segundo a STTU, 10 agentes de mobilidade estarão presentes para orientar o trânsito e auxiliar os passageiros do transporte público.

Alterações nas Linhas de Ônibus

Devido às obras, as seguintes linhas de ônibus sofrerão desvios de itinerário:

  • O-38 (Planalto/Praia do Meio, via Av. 06)
  • O-40 (Planalto/Mãe Luíza, via Rua dos Potiguares)
  • O-41A (Leningrado/Ribeira, via Av. Prudente de Morais)
  • O-83 (Felipe Camarão/Ponta Negra, via Cidade Satélite)

No sentido Cidade Nova, as linhas iniciarão o desvio a partir da Rua Eng. João Hélio Alves da Rocha, seguindo pela Rua Primeiro de Maio e entrando à direita na Rua Bela Vista para acessar a Av. Solange Nunes do Nascimento, de onde seguirão o itinerário normal.

No sentido Planalto, o desvio começará na Av. Solange Nunes do Nascimento, entrando à direita na Rua Padre Cícero, à esquerda na Rua Primeiro de Maio e continuando para a Rua Eng. João Hélio Alves da Rocha, de onde seguirão o itinerário habitual.

Alteração nos Trens Urbanos

Conforme a CBTU, a circulação dos trens na Linha Sul será alterada a partir da tarde desta quinta-feira (13). Os trens operarão em dois trechos: entre a Estação Nísia Floresta e Estação Pitimbú e entre a Estação Promorar e Estação Natal-Ribeira.

Para assegurar a continuidade das viagens, a STTU disponibilizará ônibus gratuitos que farão a ligação entre as estações Pitimbú e Promorar. O itinerário dos ônibus será:

  • Estação Pitimbú > Rua Dr. Francisco de Sá > Rua Antônio Freire de Lemos > Rua Engenheiro João Hélio Alves da Rocha > Rua Primeiro de Maio > Rua Bela Vista > Av. Solange Nunes do Nascimento > Rua Getúlio Vargas > Rua Dantas Barreto > Rua Monte Calvo > Rua Oeste > Estação Promorar.

No sentido contrário, será:

  • Estação Promorar > Rua Pastor José Felinto > Rua Monte Calvo > Rua Primeiro de Maio > Rua Engenheiro João Hélio Alves da Rocha > Rua Antônio Freire de Lemos > Rua Dr. Francisco de Sá > Estação Pitimbú.

Segundo a STTU, o tempo de viagem estimado é de 20 minutos por trecho. Os horários das viagens seguirão a grade dos trens urbanos divulgada pela CBTU em suas redes sociais.

Para mais informações, os passageiros e motoristas podem ligar para o Alô STTU, no telefone 156.


Descubra mais sobre N10 Notícias

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo