Economia

BNDES firma acordo com Governo do RN para apoiar desenvolvimento de portos e rodovias

Na reunião desta quinta, a governadora Fátima Bezerra apresentou o projeto do Porto Indústria Verde, infraestrutura voltada principalmente para atendimento da indústria eólica offshore.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o governo do Rio Grande do Norte firmaram parceria na implementação de projeto para atrair investimentos ao estado nos setores de portos e rodovias. O acordo de Cooperação Técnica (ACT) foi assinado nesta quinta-feira (11) pelo presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e pela governadora do Estado, Fátima Bezerra.

O acordo é um primeiro passo para futura celebração de contratos de estruturação de projetos. Pelo ACT, BNDES e governo estadual devem avaliar e identificar conjuntamente oportunidades e alternativas para desenvolver estudos que resultem em parcerias com investidores privados na área de infraestrutura. Os principais projetos identificados pelo estado para cooperação com o BNDES são: o desenvolvimento do projeto para implantação do “Porto Indústria Verde” e do novo acesso à Praia da Pipa.

Na reunião desta quinta, a governadora do RN apresentou o projeto do Porto Indústria Verde, infraestrutura voltada principalmente para atendimento da indústria eólica offshore. O empreendimento fortalece a indústria do estado e promove a geração de empregos e a capacitação da mão-de-obra. Com a redução do custo logístico e melhoria da infraestrutura marítima, amplia-se a competitividade no setor de energias renováveis, com amplos benefícios socioambientais.

O BNDES trabalha para desenvolver tecnologias e estimular a produção de conteúdo nacional e, por isso, temos todo interesse em participar. É um belo projeto, estruturante para o estado, com horizonte de futuro e que engloba as potencialidades e vantagens competitivas do Rio Grande do Norte”, disse o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

Segundo estudos preliminares do estado, o Porto Indústria Verde, localizado em Caiçara do Norte, poderá mobilizar investimentos de R$ 5 bilhões ao longo dos cinco primeiros anos de construção.

A governadora destacou que o Rio Grande Norte já é, há 10 anos, líder de produção de energia eólica no Brasil.  Segundo ela, estudos mostram que a melhor qualidade de energia eólica do mundo está no Nordeste e no Rio Grande do Norte. No entanto, o estado tem dificuldade na atração de investimento, justamente por falta de infraestrutura.

Agradeço o empenho do BNDES nessa parceria. Sabemos o potencial do Nordeste e o Porto Indústria Verde surge quando estamos desbravando essa nova fronteira da produção de energia eólica no mar. Este não é um projeto só do nosso estado, ele diz respeito ao Brasil e ao mundo. O Porto dialoga com a pauta imperativa da reindustrialização do Brasil”, disse a governadora.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo