Saúde

Anvisa suspende leites da marca Natville; saiba identificá-los

Produtos foram produzidos sem autorização e sem devidas condições de higiene

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a venda, distribuição e o uso de diversos produtos da marca Natville, empresa de Laticínios Santa Maria Ltda. A medida foi publicada em resolução no Diário Oficial da União e passou a valer desde a última sexta-feira (16 de junho)

Por meio de um comunicado, a autarquia explicou os motivos para que se tenha suspendido os leites da Natville.

Por meio de uma inspeção realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Foi verificado que os produtos em questão foram produzidos sem a devida autorização do Ministério“, pontuou.

Nos rótulos dos produtos consta a informação errônea de que eles teriam sido fabricados por uma filial da empresa”, disse. “Também foi constatado que esses alimentos foram produzidos sem as devidas condições de higiene e sem a realização de controles que garantam sua qualidade e segurança”.

Confira a lista de produtos suspensos pela Anvisa da marca Natville e como reconhecê-los

  • Leite UHT integral – CNPJ: 04.439.268/0003-47) e pelo SIF 2669 (CNPJ: 04.439.268/0001-85). 
  • Leite UHT desnatado (embalagem de 1 litro) – CNPJ: 04.439.268/0003-47) e pelo SIF 2669 (CNPJ: 04.439.268/0001-85). 
  • Soro de leite em pó parcialmente desmineralizado 40% (embalagem de 25 kg) – CNPJ: 04.439.268/0003-47) e pelo SIF 549.

Para reconhecimento dos produtos a Anvisa direciona que é preciso verificar no rótulo a marca e a data da fabricação do produto. Produtos com o lote conforme os citados acima e datas entre janeiro e maio desde ano não devem ser consumidos.

Caso você possua algum produto do lote informado, entre em contato com a empresa, por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) disponível no rótulo”, complementa a Anvisa.

Entenda sobre o recolhimento

A apreensão dos produtos se trata da retirada do mercado por apresentar riscos ou danos á saúde do consumidor. Existem dois tipos de recolhimento, determinado e voluntário.

O recolhimento determinado é apresentado pela Anvisa como uma prevenção de riscos e danos á saúde do consumidor, caso não seja feito voluntariamente pela empresa responsável pelo produto.

Já o recolhimento voluntário, é apresentado pela empresa responsável pelo produto. Quando se encontra uma situação de risco sanitário, se tratando de um processo rápido para uma eficiência imediata e a retirada do produto ser realizada de forma mais rápida do mercado.


Descubra mais sobre N10 Notícias

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo